Menu
Mais previsões: Sao Paulo 30 day forecast
Limeira forma 97 agentes de saúde em curso técnico do Ministério da Saúde
Capacitação fortalece a Atenção Primária e os cuidados às famílias de maior vulnerabilidade social
Publicado em 17/12/2025 14:47
Novidades

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (16) a cerimônia de conclusão do curso técnico do Programa Mais Saúde com Agente. Ao todo, 97 agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias concluíram a formação, em solenidade no auditório da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil).

A iniciativa, desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), visa fortalecer a Atenção Primária à Saúde e a Vigilância em Saúde. A formação qualifica a atuação dos profissionais nos territórios, ampliando ações de prevenção, promoção da saúde, mobilização social e cuidado às famílias, com atenção especial às áreas de maior vulnerabilidade social.

Representando o prefeito Murilo Félix, o secretário de Saúde, Alexandre Ferrari, parabenizou os formandos pelo empenho ao longo do curso e destacou a relevância do trabalho realizado por eles. “Não se pode falar em Atenção Básica sem pensar na atuação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Vocês são profissionais de saúde, assim como médicos e enfermeiros, e representam os olhos e ouvidos do SUS no atendimento à população”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, também ressaltou o papel humanizado da profissão. “Ser agente de saúde vai muito além de protocolo. É entrar na casa das pessoas, levar cuidado e acolhimento. Muitas vezes, uma simples visita faz toda a diferença na vida de uma família”, destacou.

Também participaram da cerimônia, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Renata Martins de Freitas Albertin, a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Denise Ferro, e as preceptoras responsáveis pela formação das turmas: Sueli Ferreira da Silva (enfermeira e coordenadora da UBS Nova Europa), Pedrina Rodrigues Costa (coordenadora da Divisão de Zoonoses), Ana Shirley Barradas Elena (assistente social), Bruna Michele Virgolin Salatti (enfermeira e coordenadora da UBS Novo Horizonte) e Cássia Lima de Oliveira Gracini (enfermeira e coordenadora da UBS Campo Belo).

Comentários