Menu
Mais previsões: Sao Paulo 30 day forecast
9ª Conferência aprova propostas para futuro da Saúde em Limeira
Publicado em 29/07/2025 17:41
Novidades

A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Limeira foi realizada no último sábado (26), no auditório do Senac, e reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade para debater o tema “Acesso Universal, Direitos e Garantias”. O evento foi promovido pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.

A abertura contou com a presença do prefeito Murilo Félix, da secretária de Saúde, Maria Helena Chen, do presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rafael Botteon, e da coordenadora da Comissão Organizadora da Conferência, Renata Albertin. Também houve apresentação de um vídeo institucional, elaborado pela Secretaria de Comunicação, que mostrou toda a estrutura da Rede Municipal de Saúde. 

Durante a cerimônia, o prefeito Murilo Félix destacou os avanços da Saúde em Limeira e a importância de modernizar o setor por meio da tecnologia. “Precisamos informatizar cada vez mais a saúde de Limeira”, afirmou. “É fundamental a implantação de um sistema de comunicação eficiente, para que os agendamentos de consultas e demais procedimentos sejam feitos de modo mais rápido”, completou. Ele também mencionou que a Secretaria de Tecnologia e Eficiência trabalha no desenvolvimento de um aplicativo de WhatsApp para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde.

Políticas Públicas

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rafael Botteon, ressaltou o papel estratégico da conferência na construção das políticas públicas de saúde. “Esta conferência reúne representantes de todos os segmentos da saúde e é um dos principais diagnósticos da saúde pública em nosso município. Foram quase 400 propostas discutidas nas pré-conferências”, enfatizou. “Hoje, temos a missão de definir 20 propostas por eixo, que poderão integrar os principais instrumentos de planejamento em saúde do município", explicou.

A secretária Maria Helena Chen também reforçou o caráter democrático do evento. “Reunimos aqui diferentes vozes que representam a complexidade da saúde. Ter um espaço em que todos possam opinar é um verdadeiro exercício de democracia”, destacou.

O presidente da Câmara, Everton Ferreira, frisou a importância do relatório final que será elaborado ao final dos trabalhos. “Esse documento vai ajudar o prefeito Murilo Félix na construção do Plano Plurianual, que será enviado à Câmara. É um trabalho sério, que visa pensar a saúde a longo prazo”, declarou.

O evento contou ainda com palestras de Kelli Scholl (vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde), Luiz José Viana (auditor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS – DenaSUS) e Fernanda Lou Sans Magano (presidente do Conselho Nacional de Saúde). Após as palestras, os participantes dividiram-se em grupos de trabalho, encarregados de fazer a redação final das propostas. Na sequência, todas essas propostas foram lidas e votadas na Plenária Final. 

PROPOSTAS APROVADAS

Dentre as propostas aprovadas, descatam-se a ampliação dos serviços de saúde já existentes, o fortalecimento de programas e a abertura de novas estruturas, tais como:

- capacitar e oferecer formação continuada para professores, profissionais da saúde e familiares, além de garantir recursos e infraestrutura adequados no atendimento a pessoas com TEA;

- abertura de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atender pacientes em todo o território;

- fortalecer o programa médico de Saúde da Família;

- implantação de programa de saúde para atendimento aos idosos;

- garantir atendimento humanizado às gestantes, fortalecendo o pré-natal odontológico e a triagem de risco para parto prematuro;

- criação da UPA Hipólito, Grêmio Varga e Boa Esperança;

- implantação de motolância;

- avaliar a viabilidade de unificação dos prontuários eletrônicos;

- implantação de centros de reabilitação nos moldes do Lucy Montoro;

- estudar a criação do Centro de Atendimento a pessoas com Síndrome de Down;

- implantação do Caps III e do Caps IJ 24 horas;

- fomentar a criação de Conselhos Locais em todas as UBSs;

- garantir a efetivação da Política Nacional de Humanização.

Presenças:

Também participaram do evento, os vereadores Isabelly Carvalho, Lu Bogo, Bruna Magalhães e Carlinhos do Grotta (representando o deputado federal Miguel Lombardi), e ainda, o presidente do Ceprosom, Dimas Peruzza, o secretário adjunto de Saúde, Alexandre Ferrari, o secretário adjunto de Comunicação, João Alvarenga, entidades sindicais, associações, entre outros. 

A realização da conferência teve apoio da Câmara Municipal, do Senac Limeira, da Secretaria de Comunicação e de empresas parceiras.

Comentários